Blog em construção

Amigos que tiverem fotos de pescaria, peixes, receitas, dicas de pesca, histórias e causos para contar, ficaremos felizes em publicá-los em nosso blog! enviem para
dr_teixeira@hotmail.com


Obrigado!

sábado, 10 de julho de 2010

Peixes & Dicas!

BARBADO (Pinirampus pirinampus)


Descrição: É um peixe de couro, que varia de 3 a 5kg, mas pode chegar aos 12kg. É encontrado em toda a região Norte, Centro-Oeste, Sul e nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Tralha: Varas de ação média ou média/pesada, linhas de 17 a 25lb, anzóis de 4/0 a 8/0 e iscas naturais (peixes inteiros ou em pedaços da região).

Tamanho mínimo para captura: 40cm
 
CACHARA (Pseudoplathystoma fasciatum)


Descrição: Pode alcançar 1,2m de comprimento e 20kg, e é encontrada em toda a região Norte e Centro-Oeste, além dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Tralha: Varas de ação média/pesada, linhas de 20 a 25lb com empate, anzóis de 6/0 a 10/0, iscas artificiais (plugs de meia água e colheres) trabalhadas no fundo, iscas naturais (peixes inteiros ou em pedaços) da região, como os Sarapós, as Tuviras, os Lambaris e Piaus.

Tamanho mínimo de captura: 80cm
 
CACHORRA (Hydrolycus scomberoides e Raphiodon vulpinus)


Descrição: Com caninos que ultrapassam a base do pré-maxilar, chega a 1,2m e mais de 15kg. É encontrada nas regiões Norte e Centro-Oeste, além dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Tralha: Varas de ação média ou média/pesada, linhas de 14 a 25lb, iscas naturais (peixes inteiros ou em pedaços) da região, iscas artificiais (plugs de meia água, poppers e hélices).

Tamanho mínimo para captura: 40cm
 
CURIMBATÁ (Prochilodus lineatus, Prochilodus scrofa e P.platensis)


Descrição: Chega a 8kg e 80cm. e é encontrado em toda a região Norte, Centro-Oeste, Nordeste, além dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Tralha: Varas de ação media ou de bambu (de 1,8 a 5m com linha maior que a vara), linhas de 16 a 20lb, iscas naturais (massa de farinha de trigo, minhoca, salsicha, coração de boi e galinha).

Tamanho mínimo para captura: 40cm
 
DOURADO (Salminus maxillosus)


Descrição: Peixe predador e saltador, é conhecido por "rei do rio" e alcança 25kg de peso e 1 metro de comprimento. Pode ser encontrado nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Tralha: Varas de ação média a pesada, linhas de 17 a 30lb, empate de 30cm, anzóis de 3/0 a 8/0, iscas artificiais (plugs de meia água e colheres), iscas naturais (peixes inteiros ou em pedaços) da região.

Tamanho mínimo de captura: 55cm (Pantanal); 60cm (Rio São Francisco)
 
JAÚ (Paulicea lutkeni)


Descrição: Pode chegar a 100kg e 1,5 metro de comprimento e é encontrado nas regiões Norte e Centro-Oeste, além dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Tralha: Varas de ação pesada, linhas de 30 a 50 lb, anzóis de 10/0 a 14/0 com encastoador, iscas naturais de pequenos peixes, muçuns e minhocuçus.

Tamanho mínimo para captura: 95cm
 
JURUPOCA (Hemisorubim plathyrhynchos)


Descrição: Pode chegar a 10kg e cerca de 1 metro de comprimento, e é encontrada nas regiões Norte e Centro-Oeste, além dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Tralha: Varas de ação média ou pesada, linhas de 17 a 25 lb e anzóis de 2/0 o 6/0, iscas artificiais de fundo, iscas naturais de peixes (sardinhas, lambaris e curimbas).
 
LAMBARI (Astyanax spp ou Mimagoniates spp)


Descrição: Dificilmente passa de 20cm e é encontrado em todas as regiões do país.

Tralha: Varas de bambu ou varas de ação leve (podendo ser usado, também, equipamento de fly número 2), linhas de 2 a 6 lb anzóis tipo mosquito, iscas naturais de queijo, macarrão, minhocas, insetos (iscas variadas no fly).
 
PACU (Piaractus mesopotamicus)


Descrição: Pode atingir 1 metro de comprimento e até 20kg, e é encontrado em todas as regiões do país.

Tralha: varas de ação média com carretilha ou molinete (linhas de 14 a 20 lb) ou vara de bambu (de 2 a 4,5m e linhas de 0,45 a 0,70 mm), anzois de 3/0 a 6/0, com encastoador ou empate (de 5 a 10 cm), iscas naturais de carangueio, caramujo, coquinho, peixes em pedaços, tucum, minhocuçu e massa de farinha de mandioca.

Tamanho mínimo para captura: 40cm
 
PIAPARA (Leporinus obtusidens)


Descrição: Atinge 6kg e 80cm de comprimento, e é encontrada nos estados de Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Tralha: Varas de bambu ou varas de ação média, linhas de 12 a 15lb, e anzol pequeno, iscasnaturais de milho verde ou azedo, massa e caramujo.

Tamanho mínimo para captura: 30cm

PIAVUÇU (Leporinus sp)

Descrição: Chega a 5kg e é encontrado na região Centro-Oeste, além dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Tralha: Varas de bambu ou varas de ação média, linhas de 12 a 14lb, e anzol pequeno, iscas naturais de milho verde ou azedo, massa, caramujo, pedaços de peixes, caranguejo.

Tamanho mínimo para captura: 40cm

PIRACANJUBA (Triurobrycon lundii)

Descricão: Atinge 5kg e 60cm de comprimento, e é encontrada nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Tralha: Varas de ação leve ou média, linhas de 8 a 14 lb anzóis de 1/0 a 3/0, iscas naturais (de pequenos peixes, frutas, bolinhas de massa e grãos de milho).

Tamanho mínimo para captura: 40cm

PIRANHA (Serrasalmus spp)


Descrição: Atinge 6kg e 80cm de comprimento, e é encontrada em todas as regiões do país.

Tralha: Varas de ação média, linhas de 14 a 20 lb, anzóis de 3/0 a 6/0, iscas naturais de peixes, iscas artificiais (de meia água).

Tamanho mínimo para captura: 25cm
 
PIRAPUTANGA (Brycon orbygnianus)


Descrição: Atinge 3kg e 50cm de comprimento, e é encontrada nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Tralha: Varas de ação leve ou média, linhas de 6 a 12lb, anzóis pequenos, iscas naturais (frutas da região e pequenos peixes), iscas artificiais (spinners e plugs de meia água).

Tamanho mínimo para captura: 30cm
 
PINTADO (Pseudoplathystoma corruscans)


Descricão: Pode chegar a 80kg e 2 metros de comprimento e é encontrado na região Centro-Oeste do país, além dos estados de Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul.

Tralha: Varas de ação média/pesada, com linhas de 17 a 30 lb, iscas naturais de peixes (Cascudinho, Tuviras, Jeju, Sarapó, Lambaris, Piaus, Curimbatás), minhocuçu, iscas artificiais (plugs e colheres).

Tamanho mínimo para captura: 80cm

TAMBAQUI (Colossoma macropomum)

Descrição: Atinge 30kg e 1,2 metro de comprimento, e é encontrado na região Norte, além dos estados de Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Tralha: Varas de ação média ou pesada, linhas de 17 a 30 lb, empates, anzóis de 2/0 a 8/0 iscas naturais (frutos da região e minhocuçu).

Tamanho mínimo para captura: 55cm

TRAíRA (Hoplias malabaricus)

Descrição: Atinge 3kg e 60cm de comprimento, e é encontrada em todas as regiões do país.

Tralha: Varas de ação leve, podendo ser utilizado equipamento de fly (número 3 ao6), linhas de 10 a 20 lb, anzóis de 1/0 a 6/0, empates, iscas naturais (pedaços de peixes e de frango), iscas artificiais (spinnerbaits, spinners, poppers e sapos de borracha).

Tamanho mínimo para captura: 30cm

TUCUNARÉ (Cichla spp)


Descrição: Atinge 16kg e 1,2 metro de comprimento, e é encontrado nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

Tralha: Varas de ação média ou pesada, podendo ser utilizado equipamento de fly (número 6 ao 10 com iscas streamers e poppers), linhas de 17 a 30 lb, empate de 0,60 a 0,70mm, anzois de 2/0 a 4/0, iscas artificiais (plugs de superfície e meia água, spinnerbaits, jigs, spinners, e colheres), iscas naturais (camarões e peixes).

Tamanho mínimo para captura: 35cm

 
Agora que está preparado boa pesca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário