Blog em construção

Amigos que tiverem fotos de pescaria, peixes, receitas, dicas de pesca, histórias e causos para contar, ficaremos felizes em publicá-los em nosso blog! enviem para
dr_teixeira@hotmail.com


Obrigado!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Carnes Ideais para churrasco!

Alcatra : apresenta pouca gordura, que ainda deve ser retirada, deixando-a perfeitamente limpa. Deve ser assada ao ponto ou mal passada. Como as outras carnes de primeira, não deve ser fatiada e sim cortada em pedaços grossos para ser levada ao prato. É a maneira de manter o ponto por fora, na casquinha, e a suculência por dentro. Dica: não esquecer de "selar" a carne antes.

Picanha : é macia e isto se deve por ser uma carne sem músculos e de alto volume sanguíneo, o que lhe marca o sabor característico. Ela deve ser servida em pedaços grossos e no prato é que se vai cortando em pequenos cubos para comer. Dica: Se preferir assar com mais rapidez, pode ser feita em fatias mais finas (um dedo) na grelha com calor forte, virando a cada minuto com um garfo longo, mas não pode se descuidar um minuto pois corre o risco de queimar. O ponto certo da picanha é o malpassado.


Contra-file : é macio, tem sabor acentuado, muito suco e dificilmente se erra no ponto. Deve ser servido ao ponto ou mal passado, sob pena de perder o suco e daí o sabor. Para servir, corte em postas de espessura média. Dica: Ótima carne para espetinho, corte em cubos de mais ou menos 5cmx5cmx5cm espete todos com a gordura para o mesmo lado, pode-se temperar com tempero completo, levando em conta 1 e 1/2
 colher de sopa por kilo de carne em cubo.


Maminha ou ponta de alcatra : deve ser servida mal passada mas aceita ser servida ao ponto e até bem passada. Dica: selar a carne no fogo forte de ambos os lados, por em média 5 minutos, e depois subi-la na churrasqueira para deixa-la cozinhar no próprio "caldo". Não tem erro! Temperado com sal grosso e evas fará sucesso no seu churrasco!


Filé mignon : caracteriza-se por ser uma carne macia e gosto levemente adocicado. Tem presença obrigatória nos melhores restaurantes. Para grelhar deve ser cortado em bifes grossos e servir ao ponto pois a maciez e o sumo se mantém. Dica: Corte em cubos tipo espetinho, tempere apenas com sal grosso, enrole cada pedaço com bacon fatiado encotrado em mercados, e asse em fogo médio, a carne pegará o gosto do bacon!

Fraldinha : é uma carne muito saborosa, boa de assar mas que não é uma carne popular. Não deve ser passada demais. É uma carne cheia de gorduras e nervos e é preciso ser muito bem limpa para ir até à grelha. Dica: Asse em fogo forte, eliminará grande parte da gordura e a carne ficará com o gosto da costela.

Costela : é a carne mais típica do churrasco. Para os churrasqueiros, churrasco é sinônimo de costela.
Antigamente fazia-se churrasco só de costela e de alguns anos para cá é que foram introduzidos outros tipos de carne. Ela só deve ir ao fogo quando estiver bem limpa, isto é : carne à vista de um lado e osso de outro. A costela deve sempre ir às brasas com o lado do osso para baixo. Somente quando esta parte mostrar-se bem assada é que se deve virar o espeto. Serve-se ao ponto. Dica: vire a costela apenas quando perceber que a mesma está soltando os ossos, por isso deve ser colocada para assar na parte de cima da churrasqueira, para que os ossos cozinhem a carne, demora mais que outras carnes, deve se colocar antes. Um ótimo tempero é Sal grosso e um pouco de orégano.


Ponta de Peito: Por ser uma carne mais rigida, geralmente é descartada entre os churrasqueiros, mas para quem aprecia um "Granito" como se diz da gordura da pontade peito, é a mehor carne! Deve ser muito bem limpa, espetada de forma que a gordura fique no fundo da churrasqueira! Dica: tempere apenas com sal grosso, sele a carne antes.


Por: Dário Teixeira (Clube da Picanha Dourados-MS)

11 comentários:

  1. muito bom
    + toda a carne é um músculo, na picanha você diz que ela é macia devido ao fato de não ser um músculo. FAIL!
    + tirando esse pequeno detalhe muito bom o post!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Rodrigo, a intenção era dizer de nao ser um musculo de alto volume sanguineo, mas digitei uma letra "e" a mais, correção amanha, mas valeu o alerta! abraço!

    ResponderExcluir
  4. Amigo, só acrescentando uma coisa, eu faço o contra-filé da seguinte forma: cortes tipo bifes (mais não batam a carne!) com espessura de 5cm (no contra-filé, qnto mais "marmorizado" melhor) e o tempero apenas sal fino. Passe este "bifão" numa chapa bem quente servindo no ponto ou mal passado. Assim vc conseguirá saborear todo o gosto da carne.
    obs.: Marmorizado é akela gordura que fica entrelaçada nas fibras da carne. Qnto mais tiver esta gordura melhor a carne.

    ResponderExcluir
  5. Gente qndo a carne é boa (contra-filé, picanha, maminha, alcatra e fraldinha), para churrasco, vcs podem usar como tempero apenas o sal fino. Desde que comecei a comer assim nunca mais usei outro tempero. O sal "respeita" o gosto do corte.

    ResponderExcluir
  6. só nao entendi o que é "selar" a carne (sou burro mesmo, admito) hehehe ótimo post e me deu até fome axo que vou na coziinha

    ResponderExcluir
  7. Oi André, que isso meu amigo, eu que me esqueci de explicar o que significa selar a carne, mas vai lá, selar a carne é coloca-la para assar bem perto do fogo quase encostando, por uns 5 minutos de cada lado mais ou menos (depende da espessura da carne), esse ato faz com que se crie uma casca envolta da carne e isso impede que ela perca aquele caldo dela e resseque ou fique dura. logo após suba o espeto para que a carne cozinhe no seu próprio caldo.

    ResponderExcluir
  8. Essa picanha é D+ altamente degustada toda segunda feira no Clube da Picanha... Como sei da procedencia vai meus parabens sobre a materia... Abraço

    ResponderExcluir
  9. ESPERIMENTE O CONTRA FILÉ ABERTO COMO MANTA E RECHEADO...

    ResponderExcluir
  10. Oi Dany, deve ser ótimo mesmo! Quer passar a receita para gente postar aki? postaremos com prazer! Obrigado por acessar o blog! abraço

    ResponderExcluir
  11. churrasco bom é de vazio... gurizada , fez o fogo bem na manha.. depois toca só sal grosso no pedaço de vazio deixa ela embaixo por uns 10 min virando ela depois toca ela dolado na churrasqueira em cima longe do brazeiro bom é isso currizada é só engraxa os bigode naum tem frescura.. mas bahh veioo!!

    ResponderExcluir