Blog em construção

Amigos que tiverem fotos de pescaria, peixes, receitas, dicas de pesca, histórias e causos para contar, ficaremos felizes em publicá-los em nosso blog! enviem para
dr_teixeira@hotmail.com


Obrigado!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Como acender o Fogo



por Embaixador do Churrasco



Limpar a churrasqueira, para retirar possíveis cinzas úmidas do churrasco anterior. Então, colocar o carvão no canto da churrasqueira pois assim vai esquentar também a parede lateral da mesma.



Se acender com alcool, atenção: tem que ser o de 90º graus, pois o de 46º graus tem muita água e o fogo não vai pegar. Além disso, muito cuidado com a manipulação e a quntidade, coloque aproximadamente 150 ml de alcool em um copo e derrame o mesmo no centro do carvão que está dentro da churrasqueira.



Imediatamente, antes de acender, coloque pedacinhos de gordura retirados da própria carne espalhandos sobre o carvão. Além de facilitar a propagação do fogo, pois a gordura vai derretendo e impreguinando no carvão, também funciona como propaganda do seu churrasco para a vizinhança, a fumaça vai ficar bem cheirosa.



Só coloque a carne sobre a cima do carvão quando o carvão estiver em brasa. Do contrário, o gás tóxico do carvão vai condenar o seu churrasco, causando asia e outros possíveis sintomas desagradáveis.



Quando a brasa estiver bem intensa, espalhe o carvão, nunca utilizando toda a churrasqueira, pois é aconcelhavel deixar uma parte da mesma sem chama, pra poder ter menos caloria para o joqueio no momento do preparo.



O tempo do preparo da brasa varia conforme o tipo de churrasqueira e material. Se é de latão ou alvenaria, com tijolo refrátario ou não, profundidade, abertura da boca (abertura frontal), área interna, etc.

Dica Clube da Picanha: Um jeito mais fácil, é fazer uma bola com o próprio papel do carvão, embebida em óleo de cozinha, coloca-la no meio do carvão ja na churrasqueira, cobri-la não totalmente com um pouco de de carvão, pois o fogo precisa de oxigenio, e ascender!

Um comentário:

  1. Pega uma garrafa dessas de 600ml de cerveja e jornal... Enrola as folhas do jornal sobre elas mesmas, depois vai enrolando uma a uma no corpo da garrafa... depois coloque a garrafa com as folhas enroladas no centro da churrasqueira, poe o carvao em volta, segura o jornal e puxa a garrafa fora... da uma ultima ajeitada no jornal e acende... sem alcool, sem gordura de carne, sem nda...

    ResponderExcluir